• Falta de manutenção no sistema elétrico;
  • Falta no aparelho de ar condicionado;
  • Sobrecarga na rede elétrica;
  • Excesso de iluminação;
  • Sistema de gás de cozinha com uso indevido
  • Panelas esquecidas no fogo
É o documento emitido por um oficial do Corpo de Bombeiros, juntamente com um engenheiro de segurança de uma empresa especializada, atestando que a equipe de empregados possui formação de segurança e está habitada a usar os equipamentos existentes no edifício.
É preciso recarregar uma vez por ano e revisar a embalagem a cada cinco anos.
Devem ser instalados de acordo com a área a se cobrir e as mangueiras não podem ter mais do que 30 metros. As mangueiras dos hidrantes não podem ficar úmidas, devendo-se pendurá-las ao Sol, durante 24 horas, a cada seis meses. Não devem ser usadas para outro fim que não seja o combate a incêndio.
Sim. O para-raios, projetado de aço com a área do edifício, independe da altura da construção. D manter contato com a sempre instalou para que haja a manutenção uma vez por ano. O para-raios não é 100% seguro, por ser o raio fenômeno da natureza e imprevisível.
A porta corta-fogo é muito importante e deve ser instalada de acordo com o projeto do prédio. Como elas abrem em sentido contrário, para fora, não é aconselhável mantê-la trancada com cadeado, mas sim com trancas próprias para que seja impedido apenas o acesso de fora para dentro. É necessário verificar sempre o estado das molas, dobradiças e das portas.
O essencial e primordial é ' MANTER A CALMA; se jogar no chão para respirar melhor; usar se possível pano molhado ao nariz; rastejar-se em direção a alguma saída; e, se impossível, esperar por socorro, mantendo os olhos fechados por causa da fumaça; sempre que passar por uma porta fechá-la em seguida, pois a mesma ajuda na demora da propagação do fogo; tentar sempre descer e nunca subir; desligar a chave gerai (elétrica), o gás, etc.

Agente Extintor

Água

Espuma

Gás Carbônico

Pó Quimico

CLASSE A
Fogo em madeira comuns.
Ex.: papel, madeira, tecido, algodão, etc.

SIM
esfria, molha e encharca

SIM
esfria, molha e abafa

SOMENTE
em princípio de incêndio

NÃO
pois não esfria

CLASSE B
Fogo em líquidos inflamáveis.
Ex.: gasolina, tinta, óleo, etc.

NÃO
propaga o fogo

SIM
abafa

SIM
excelente

SIM
excelente

CLASSE C
Fogo em tudo que se relacionar com eletricidade.
Ex.: máqinas, motor, gerador, etc.

NÃO
é condutor de corrente elétrica

NÃO
é condutor de corrente elétrica

SIM
excelente

SIM
deve ser usado

De acordo com o Decreto Municipal No. 24.714 de 7 de outubro de 1987, de São Paulo, não é permitida a utilização de gás em botijões ou cilindros nas edificações que disponham de instalação interna de gás canalizado, situadas em logradouros já servidos por rede de distribuição.